Cirurgia de Catarata

O tratamento da catarata é apenas cirúrgico e consiste na remoção do cristalino com catarata. Atualmente, existem técnicas mais modernas e, principalmente, mais seguras para remoção do cristalino, garantindo um recuperação extremamente rápida.

O Dr Ricardo Roizenblatt utiliza a moderna técnica de facoemulsificação. Com esta técnica, todo o cristalino é aspirado através de uma microincisão (de dois milímetros), aumentando a segurança do procedimento.

O cristalino é, então, removido e substituído por uma lente intra-ocular. A cirurgia de catarata com a microincisão permite uma recuperação da visão quase imediata, sem a necessidade de pontos.

A tempo do procedimento geralmente e bastante rapido possibilitando em breve retorno as atividades diarias.

Quando devemos operar a catarata?

Com o avanco da tecnologia virou consenso médico é de que a catarata deve ser operada nos seus estágios iniciais, ao contrário do que era feito no passado. Isto se deve ao fato de a cirurgia ser muito mais rápida e segura, quando a catarata está no início.

Portanto, a orientação atual é que a cirurgia seja realizada logo que a pessoa comece a apresentar os sintomas da catarata.

Lente intra-ocular e porque devemos implanta-la?

Após a remoção catarata, uma lente intra-ocular deverá ser implantada para que seja retomada a nitidez da visão. É muito importante que seja implantada uma lente de alta qualidade, para que além de segurança, o paciente tenha uma ótima visão.

O Dr Ricardo Roizenblatt so usa de lente intra-ocular dobrável e de alta qualidade, permitindo que a mesma seja implantada no olho através de um microorifício e resulte numa visão de alta definição.

Dr. a cirurgia de catarata e feita a laser?

O laser esta sendo introduzido recentemente na cirurgia de catarata para facilitar as incisoes inicias da cirurgia. Estes cortes iniciais estao sendo feitos com a tecnologia do Laser FEMTOSENCOND Com isso se conseguimos diminuir o tempo de cirurgia, aumentando a precisao do ato cirurgico. O paciente ainda pode se beneficiar com a redução do astigmatismo alem de obter uma recuperacao mais rapida da cirurgia de catarata

O laser de Femtosecond tambem esta sendo utilizado para cirurgias refrativas ( miopia hi[hipermetropia e astigmatismo). Bem como para o tratamento do ceratocone.